As "cidades do futuro" pretendem ser verdes, sustentáveis, inteligentes e low cost. Isto já existe. Chama-se "Campo". Frederico Lucas

Tuesday, August 22, 2006

Inovação e Inclusão: Iniciativa Privada Precisa-se!


O interior do país vive maioritariamente um regime comunista. O estado assume todas as iniciativas por falta de quorum da iniciativa privada.
A minha última surpresa foi uma empresa de catering com capitais públicos. E obviamente capitalizada!
Existindo mão de obra de baixo custo no interior, muitas iniciativas poderiam proliferar a par da formação/especialização de trabalhadores.

Mas o que encontramos é estranho: Desemprego na actividade agricola e indústrial e falta de mão de obra para estabelecimentos comerciais que tenham horários alargados de funcionamento. "Ás 18:00 tenho que estar em casa para fazer o jantar ao meu marido; No fim de semana não trabalho"

...Será que não é o protecionismo municipal a preverter a competitividade das "suas" empresas locais?

2 comments:

Al Cardoso said...

Nao poderia estar mais de acordo, ja mencionei no: http://aquidalgodres.blogspot.com
a minha estranheza em nao haver comercio aberto na minha vila (Fornos de Algodres) aos sabados a tarde e domingos.
Sera que sera pelos mesmos motivos que o meu amigo apresenta?

Para se inverter a desertificacao, necessitamos urgentemente que mudar certas mentalidades, mas enquanto houver rendimentos minimos e outros afins, nunca havera necessidade de desta mudanca.

Ja deviamos estar fartos da mediocridade, mas parece que nao.

Um abraco fornense de bem hajam.

Frederico Lucas said...

Quando terminar as minhas férias irei retomar esse tema.

Um forte abraço