As "cidades do futuro" pretendem ser verdes, sustentáveis, inteligentes e low cost. Isto já existe. Chama-se "Campo". Frederico Lucas

Saturday, May 05, 2007

Pedro Norton de Matos



Um aviso amigo. É com um toque de ironia que o empresário Pedro Norton de Matos se refere ao enfarte de miocárdio que sofreu há dois anos. Um acidente sem sequelas que o fez corrigir o «triângulo infernal» em que vivia: stress, vida sedentária e má alimentação. «Estava com o estilo de vida próprio dos tempos modernos. Andava muito de carro e de elevador, viajava muito, comia demais e a más horas e andava em permanente tensão. Imaginem um banco de tripé: se falha um pé, o banco tomba. Foi o que me aconteceu», brinca Norton de Matos. Depois deste episódio, voltou a praticar exercício com regularidade - na juventude chegou a jogar futebol no Benfica, na categoria de juvenil e júnior - passou a encher menos o prato e a acalmar o seu ritmo de trabalho. «No dia em que tive o ataque de coração, uma espécie de camião que estacionou no meu peito, fiz uma promessa à minha família. Passaria a tomar mais cuidado comigo e o meu ritmo de trabalho seria gerido de uma maneira mais racional», recorda. Actualmente orgulha-se de ter autoridade moral sobre a família, amigos e colegas. «Já cheguei a pegar amigos pelo braço, que viviam com ritmos e hábitos disparatados, obrigando-os a repensar prioridades.» Para manter um coração saudável, recomenda a todos que andem cerca de 50 minutos num terreno plano. «Chega para fortalecer o sistema imunitário», diz, tendo em mente a sugestão desta semana da agenda Expresso/Banif a propósito do Mês do Coração, em Maio: «Dê corda aos seus ténis e descubra a sua terra a pé».

in Expresso

5 comments:

Al Cardoso said...

Ja aqui dei o mesmo conselho, sao so preciso uns tenis e disposicao.

Se conhecer-mos as nossas terras a pe, vamos descobrir singularidades desconhecidas!

Um abraco d'Algodres.

Maria said...

É o que eu faço, Frederico, e espero que tu o faças também.
A pé, todos os dias, andar durante uma hora.

Beijo

Great Houdini said...

Isoo pede uma alteração à música "só conhece os caminhos velhos, quem anda a pé pela terra ..."

:)

Great Houdini said...

MAs esta história é muito mais fácil de fazer do que dizer ... pelo menos enquanto não faz aquele clik, mas sem dúvida é necessário e como crente (não sei bem em que), mas como crente, não acredito que a vida deva ser: trabalho, stress e má alimentação. Possivelmente por isso acho que nunca vou ter um trabalho decente, mas ao menos acho que eu sou decente.

Um dia destes o sr Frederico marca aí um encontro em Trancoso, com um passeio para descobrir a região, uma partida de ténis, squash ou então depois de uma caminhada talvez xadrez ou sueca sejam melhores opções :)ah e claro tinhamos de conhecer a história do padre de Trancoso...

Anonymous said...

Vaya foto!!!! Madre mia jaja