As "cidades do futuro" pretendem ser verdes, sustentáveis, inteligentes e low cost. Isto já existe. Chama-se "Campo". Frederico Lucas

Saturday, July 15, 2006

Executivo quer criar fundo para Inovação e Investigação

Carlos Zorrinho, coordenador do Plano Tecnológico, pretende potenciar a rede nacional de inovação.
Para Carlos Zorrinho, a «Inovação é a chave para podermos crescer e criar emprego», afirmou hoje o responsável, um dos convidados do «Terceiro Encontro Nacional de Inovação Cotec».
«É a inovação que gera mais emprego», acrescentou.

Desta forma, tendo em vista o desenvolvimento da inovação no nosso país, Carlos Zorrinho avançou que «estamos a pensar em medidas para potenciar a rede de inovação. Estamos a pensar na criação de um fundo de inovação para o desenvolvimento da inovação».

Apesar de não especificar modelos, esta poderá ter sido uma das ideias retiradas da visita de José Sócrates à Noruega, país que em 1999 criou um fundo para investigação e inovação projectado para assegurar financiamento público mais estável e a longo prazo das actividades de investigação.

Carlos Zorrinho acrescentou ainda que, neste campo, a «parceria publico-privada é determinante, e a colaboração entre a Cotec e o Plano Tecnológico tem sido notável. Gostava que estava colaboração, no futuro, continuasse, nomeadamente na desmaterialização de processos, assim como na certificação de processos», acrescentou.

Contudo, coordenador do Plano Tecnológico, confessou que o nosso país partiu «mais atrás que a Espanha em Inovação e Desenvolvimento», ao que junta «uma percentagem e valor globais baixos».

in Agência Financeira, Bruno Pocinho, 15.05.2006

No comments: