António Câmara discorre sobre 4 temas ao longo do mês de Março na Culturget:
Espaços Públicos (10/03)
Inteligência Colectiva (17/03)
Objectos Inteligentes (24/03)
A Comunicação em 2050 (31/03).
Já é possível ver os vídeos online neste link.
Espaços Públicos (10/03)
Inteligência Colectiva (17/03)
Objectos Inteligentes (24/03)
A Comunicação em 2050 (31/03).
Já é possível ver os vídeos online neste link.
A Comissão Europeia lançou hoje a Estratégia Europa 2020 para assegurar a saída da crise e preparar a economia da UE para a próxima década. A Comissão identifica três vectores fundamentais de crescimento que deverão orientar as acções concretas a nível da UE e a nível nacional: crescimento inteligente (promover o conhecimento, a inovação, a educação e a sociedade digital), crescimento sustentável (tornar a nosso aparelho produtivo mais eficiente em termos de recursos, ao mesmo tempo que se reforça a nossa competitividade) e crescimento inclusivo (aumento da taxa de participação no mercado de trabalho, aquisição de qualificações e luta contra a pobreza). Esta batalha em prol do crescimento e do emprego exige um empenhamento ao mais alto nível político e a mobilização de todos os intervenientes à escala europeia. São fixados cinco objectivos que definem o que pretendemos para a UE em 2020 e que nos permitirão acompanhar os progressos alcançados.
Os progressos para alcançar estes objectivos serão avaliados em função de cinco objectivos representativos a nível da UE, que os Estados-Membros deverão traduzir em objectivos nacionais, tendo em conta os seus diferentes pontos de partida:
75 % da população de idade compreendida entre 20 e 64 anos deve estar empregada.
3 % do PIB da UE deve ser investido em I&D.
os objectivos em matéria de clima/energia «20/20/20» devem ser cumpridos .
a taxa de abandono escolar deve ser inferior a 10 % e pelo menos 40 % da geração mais jovem deve dispor de um diploma do ensino superior.
20 milhões de pessoas devem deixar de estar sujeitas ao risco de pobreza.