As "cidades do futuro" pretendem ser verdes, sustentáveis, inteligentes e low cost. Isto já existe. Chama-se "Campo". Frederico Lucas
Friday, April 20, 2007
Networking
Decorreu esta manhã a conferência «Policies for regional innovation clusters» na Comissão de Coordenação da Região Centro, apresentada pelo norueguês Arne Isaksen.
Foram enumeradas as "boas práticas" das políticas de dinamização/constituição de clusters e apresentados os casos de sucesso na Noruega, medidos pelos nrs. de trabalhadores que afectam: Dezenas de milhares em alguns casos!
Aparentemente, não existe qualquer impossibilidade de Portugal constituir nos seus territórios diversos tipos de clusters. Aliás, existe um obstáculo. APENAS UM: INCAPACIDADE DE IMPLEMENTAÇÃO DE "NETWORKING"
Portugal ainda vive a fase em que considera o vizinho da frente é o seu concorrente, e por isso dorme com os seus conhecimentos debaixo da almofada. Um dia, daqui a muitos anos, vamos descobrir que os nossos concorrentes mais próximos moram a 1000 kms da nossa sede e que esses, tomaram conta do mercado porque constituíram parcerias locais, regionais, nacionais e continentais.
Identificado o óbice do atraso estrutural de Portugal, vamos combatê-lo:
PROCURE PARCEIROS PARA PARTILHAR CONHECIMENTO
PARTICIPE EM "MAILING LISTS", NÃO AS UTILIZANDO APENAS PARA SABER O QUE OS OUTROS PENSAM
SEJA POSITIVO: PENSE GLOBAL
Subscribe to:
Post Comments (Atom)
1 comment:
Resumindo trabalhar em equipe ... Parece bem. O pior é que a formação nas escolas não segue nesse caminho, cada há mais concorrência ao invé de coopetição.
Sabem o que dizem de pequenino é que se torce o pepino...
A dificuldade de trabalhar em equipa será ainda cicatriz do salazarismo???Ou apenas vistas curta, para não dizer estupidez natural.
Bom fim de semana a todos
Post a Comment